Telefone: (11) 5011-2274 | Fale Conosco
WhatsApp: (11) 98109-5478

Cursos Extracurriculares

     O Instituto Divina Pastora, oportuniza novos aprendizados

além das matrizes curriculares

 

A importância das atividades extracurriculares na escola é fundamental mães e pais que buscam um ensino de qualidade para seus filhos.

Antes de mais nada, é preciso compreender por que tais atividades são importantes e entender a visão que o Instituto Divina Pastora tem sobre elas.

O contato com outras fontes de conhecimento é importante para a formação geral do indivíduo e contribui para o desenvolvimento de um cidadão mais crítico, participativo e culturalmente desenvolvido.

 

Entre os benefícios das atividades extracurriculares estão:

  •  o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo;
  • a criatividade e o talento para outras atividades;
  • a ampliação da visão de mundo;
  • a compreensão prática dos conteúdos em sala de aula;
  • o desenvolvimento e fortalecimento da autoestima;
  • o desenvolvimento da sociabilização.



No Instituto Divina Pastora as atividades extracurriculares são escolhidas pelos próprios alunos conforme seus interesses e aptidões, proporcionando mais autonomia aos estudantes, tornando-os cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.

Em muitos casos, quando um aluno tem dificuldade em determinadas disciplinas, a prática de atividades extracurriculares faz com que ele descubra talentos até então desconhecidos, desenvolvendo uma visão mais positiva de si mesmo, fortalecendo sua 

autoestima, contribuindo positivamente no desempenho escolar na totalidade e vencendo os desafios que surgirem.

Os aspectos motores e afetivos devem ser tão centrais na abordagem do ensino quanto os cognitivos. Henri Wallon, filósofo e psicólogo francês, cita a importância da afetividade na constituição e no desenvolvimento do ser humano, postulando o princípio da integração das dimensões motora, cognitiva e afetiva de tal forma que toda ação pedagógica voltada a qualquer uma das três dimensões afetará as demais.

Sendo assim, as atividades extracurriculares são muito mais que mera diversão, pois visam ao desenvolvimento motor dentro de um contexto maior de formação do aluno, que tem a afetividade e as relações interpessoais como pontos-chave.

Toda atividade cumprida dentro de um projeto pré-elaborado, seja de um trabalho de estimulação cognitiva nas diferentes áreas, traz um ganho significativo tanto no desempenho acadêmico como na formação geral do indivíduo.

 

As atividades extracurriculares oferecidas pelo Divina Pastora são concebidas como um conjunto de cursos, aulas e oficinas que não fazem parte da Base Nacional Curricular Comum e são oferecidas com o intuito de ampliar a formação dos alunos por meio de práticas interdisciplinares.

No Instituto Divina Pastora, oferecemos os seguintes cursos extracurriculares:

balé e natação (em parceria com

instituições especializadas);

atividades intelectuais (Astronomia, Matemática Avançada e Matemática Financeira);

badminton;

futsal;

 

ginástica geral;

handebol;

instrumentos de cordas;

judô;

robótica;

sapateado;

streetdance;

tae kwon do;

 

teatro infantil e juvenil;

voleibol;

 

yoga.


As atividades extracurriculares são ministradas por especialistas nas áreas, com toda a atenção que os alunos merecem nos diferentes estágios de desenvolvimento em que se encontram.

No Divina Pastora, as irmãs Pastorinhas e seus colaboradores amam e cuidam da vida, por meio da Educação, desde 1947.

 

Fernanda Cotarelli, Orientadora Educacional e de Projetos e Equipe gestora

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home