Telefone: (11) 5011-2274 | Fale Conosco
WhatsApp: (11) 98109-5478

Histórico do Colégio Instituto Divina Pastora

 No dia 7 de outubro de 1938, na estação em que os bosques e vinhedos resplandecem de cores outonais e os castelos romanos resplandecem em sua nobre arquitetura, floresceu de forma humilde e silenciosa o início da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor-Pastorinhas.

     A modesta casa, na Rua Insonso em Genzano, localizado em Roma – Itália, acolheu às doze primeiras Pastorinhas. Um número sugestivo que evoca espontaneamente os “doze” que Jesus Cristo escolheu como primeiros apóstolos.

 A realidade era dura para todos e não havia tempo para autocompaixão. Com Padre Tiago Alberione era impossível não olhar para frente e foi assim que em 1946 partiram para o Brasil.

No dia 10 de outubro de 1946 chegaram ao Brasil, especificamente em São Paulo, duas religiosas da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas: Irmã Rosária Nazzari e Irmã Maria Níves Negri.

 As recém-chegadas missionárias, não possuindo moradia própria, hospedaram-se na casa das Irmãs Filhas de São Paulo – Paulinas, no bairro Vila Mariana. Após um tempo, alugaram uma casa à Rua Lins de Vasconcelos – Vila Mariana.

No dia 19 de março de 1947, chegaram da Itália mais três Irmãs Pastorinhas: Enrica Orler, Francisca Trettel e Federica Carli, formando assim a primeira comunidade das Irmãs Pastorinhas no Brasil, sob a coordenação de Ir. Rosária Nazzari. A Ir. Níves Negri retornou para a Itália no dia 14 de abril de 1947.

 Foi nessa casa da rua Lins de Vasconcelos, no bairro do Cambuci, que lançaram as sementes do atual Instituto Divina Pastora (IDP), com a formação da primeira turma de Jardim de Infância.

Em 17 de outubro de 1947, a pedido da diretora, foi expedida a autorização para funcionamento do Curso Pré-Primário, que começou a funcionar com o nome “Lar do Menino Jesus”, futuro IDP.

Em busca por um ambiente mais propício e com menos custos, transferiram-se para a Avenida Bosque da Saúde, no bairro de Mirandópolis em abril de 1950 e, no final de 1951, para a Rua Sete, na Cidade Vargas. Nesse mesmo ano, efetuou-se a compra do terreno à Rua dos Jatobás, 70, onde seria construído o prédio do IDP.

No dia 25 de janeiro de 1953, as Irmãs fizeram a mudança da Rua Sete para a Rua dos Jatobás, Jardim Oriental/Jabaquara, dando continuidade ao Curso Pré-Primário e o ampliando a cada ano com a abertura das demais séries do antigo curso primário.

A escola foi crescendo gradativamente até que, em 1956, o antigo curso primário estava completo.  Em 23 de junho de 1958 foi autorizada a mudança de denominação de "Lar do Menino Jesus" para “Instituto Divina Pastora – IDP”.

Em 1973 deu-se início a mais uma série do antigo 1º Grau, a 5ª série. Nos anos seguintes, o IDP continuou crescendo até completar o ciclo em 1976 com a formação da antiga 8ª série.

 Deu-se início ao Ensino Médio no ano de 1999 e, para satisfação de todos, a primeira turma concluiu o curso no ano de 2001, ingressando diretamente em diversas universidades – tanto privadas, quanto públicas.

 Desde sua fundação, a Escola passou por diversas reformas e ampliações, aperfeiçoando-se para melhor atender aos alunos.

Hoje, o Colégio conta com um espaço exclusivo equipado para a Educação Infantil com Sala de Recursos audiovisuais, Sala de Leitura e Brinquedoteca, Ateliê e a “Sala do faz de conta”.

 Acompanhando as novas tendências, procura-se contínuo aprimoramento do currículo e do método de ensino, buscando recursos mais atualizados. Como exemplo citam-se a construção e ampliação dos Laboratórios de Informática, Ciências, Física, Química, Biologia, que contam com alto padrão técnico e de equipamentos.  

 A partir de 2003, a Escola passa a integrar e utilizar o Portal Educacional, proporcionando ainda maiores oportunidades para a comunicação, crescimento e descobertas. A partir de 2019, celebra-se a parceria com a “Somos Educacional”, instituindo-se o programa “O Líder Em Mim” (OLEM) e a Plataforma Plurall (para garantir a administração de aulas a distância-remota). 

 

Uma Escola não se faz apenas com recursos materiais. 

O IDP compõe-se de turmas de Educação Infantil (Nível I; II e III); Ensino Fundamental I (1ª ano ao 5ª ano); Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ano ao 3º ano). Conta com um corpo docente composto por professores polivalentes e aulistas com formação em nível de mestrado, assistidos por equipes de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Orientação do Ensino Religioso.

Não se pode esquecer do trabalho das dedicadas secretárias, inspetores, auxiliares de limpeza, todos os funcionários e da atuação ativa da APM (Associação de Pais e Mestres) da qual todos fazem parte, formando uma só Família e sob a condução competente da Direção Administrativa e Pedagógica.

Até o ano de 2018, a Direção Pedagógica foi sempre realizada por uma das Irmãs Pastorinhas (as últimas foram a Irmã Neide Aparecida da Silva, seguida da Irmã Edília Moretti). No ano de 2019, pela primeira vez, a direção pedagógica passa a ser executada por uma leiga, a senhora Márcia Azevedo, coordenadora pedagógica nesta instituição (2015) antes de assumir o referido cargo, tendo como vice-Diretora a Irmã Seli Rico. A direção administrativa, atualmente, está sob a responsabilidade das Irmãs Maria Jeane Aguiar, Irmã Amelzia Maria da Soledade Dias e Irmã Lusineide Cardoso de Melo.

 Venha integrar a Família do Divina (IDP)!

Essa é a nossa marca: “Aprender e crescer juntos”;Educar com amor: ontem, hoje e sempre”.

 

 

 

 

 

Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas

 Colégio Instituto Divina Pastora


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home