Projeto de Postura Comum

1. ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS

Serão tolerados dez minutos, no máximo, de atraso somente na primeira aula.
O atraso do aluno deverá constar na agenda escolar com a justificativa dos pais e/ou responsáveis sobre o motivo do atraso.
Os atrasos serão anotados pelo professor no portal.
Durante o decorrer da aula, será permitida ao aluno a saída da sala de aula somente com a autorização do professor.
No caso em que a saída antecipada do aluno seja extremamente necessária, o aluno deverá trazer a solicitação por escrito na agenda à coordenação pedagógica devidamente assinada pelo seu responsável.

2. ORAÇÃO E HINO
A Oração iniciará às 7h30min no período matutino e às 13h30min no período vespertino. Durante a execução do hino ou da oração, serão exigidos dos alunos e professores: respeito, silêncio e participação.

3. MATERIAIS ESCOLARES
A falta do material escolar será anotada no portal e, desta forma, os pais poderão verificar através do Portal Educacional o desempenho de seu/sua filho/a.
Conforme o caso, os pais serão comunicados pelos professores através da agenda escolar (material obrigatório fornecido gratuitamente pela escola) e/ou portal. Materiais deixados em casa não serão entregues aos alunos, durante o período de aula.
Não é permitido ao aluno trazer materiais que não pertençam à listagem solicitada no início do ano letivo. A escola não se responsabilizará por objetos estranhos a essa lista.
Não é permitido o uso de celulares e outros equipamentos similares em todo o ambiente escolar.
É imprescindível o uso da agenda, facilitando, assim, a organização das atividades escolares e a comunicação entre a família e a escola.

4. LIMPEZA
A sala deve manter-se limpa. Caso isso não ocorra, os próprios alunos providenciarão a limpeza na última aula (5ª, 6ª ou 7ª aula).
O professor definirá o melhor horário para os alunos organizarem os papéis ou outros objetos que não sejam apropriados em sala de aula. Não será permitido comer e/ou distribuir alimentos em sala de aula. O pátio também deve ser mantido limpo. As lixeiras devem ser utilizadas sempre.

5. AVALIAÇÃO, ENTREGA E IMPRESSÃO DE TRABALHOS
A avaliação não realizada pelo aluno será reposta pelos professores, desde que os pais justifiquem pela agenda e/ou atestado médico a ausência do filho/a, de acordo com as orientações do item 6.
Caso o aluno falte à entrega de trabalhos (comprovado através de atestado médico), o mesmo deverá entregá-lo na aula subsequente. É responsabilidade do aluno, procurar o professor para a entrega de trabalhos, ficando sem esse conceito caso ocorra o contrário.
É responsabilidade do aluno, organizar o conteúdo perdido durante sua ausência.
O processo de avaliação é contínuo e a falta poderá prejudicá-lo.
Não é permitido ao aluno ocupar-se com atividades ou trabalhos que não estejam ligados à aula em questão. Assim, estas atividades serão recolhidas pelo professor e não serão devolvidas e, desta forma, o aluno ficará sem este conceito. Somente os livros serão devolvidos no final da aula.
Não haverá impressão de trabalhos na escola.

6. AVALIAÇÕES SUBSTITUTIVAS
Toda e qualquer avaliação perdida pelo aluno, seja por motivo de saúde ou outra circunstância, deverá ser notificada pelos pais via agenda escolar.
Se for por motivo de saúde, apresentar atestado médico.
As avaliações perdidas serão realizadas todas em data determinada, antes da conclusão do trimestre em curso.
Será cobrada uma taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para cada avaliação sem atestado médico.
Na data determinada o aluno realizará todas as avaliações, que serão informatizadas, sempre que possível, utilizando o Portal Educacional, na escola, em horário diferente (matutino / vespertino) ao da sua matrícula.

7. SIMULADO
Do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio haverá, trimestralmente, uma avaliação multidisciplinar abrangendo os conteúdos do trimestre em curso. Esta avaliação poderá ser informatizada e, neste caso, os alunos deverão trazer notebook próprio e fone de ouvido. Cada aluno é responsável por seu equipamento. Quando o aluno não tiver equipamento próprio, deverá utilizar os computadores disponíveis da escola.
O modelo de simulado será definido com antecedência e será publicado um manual para esclarecimentos.

8. UNIFORME
A descrição completa do uniforme encontra-se na agenda escolar. Não é permitida a entrada dos alunos sem uniforme no estabelecimento de ensino.
Os inspetores ficarão responsáveis pelo controle dos uniformes dos alunos na entrada dos mesmos. Os professores ajudarão os inspetores, enviando os alunos que estiverem sem uniforme em sala de aula.
A escola poderá emprestar o uniforme caso o tenha disponível. A devolução deverá ser no dia subsequente, e o uniforme emprestado deverá ser devolvido limpo.
É responsabilidade do aluno, organizar o conteúdo perdido durante sua ausência da sala de aula para resolver problemas relacionados ao uniforme. A Orientação Educacional entrará em contato com os familiares.
A camiseta de Educação Física é obrigatória e deve ser usada somente na referida aula.
O avental é obrigatório nas aulas de Física, Química e Biologia quando desenvolvidas no laboratório. Caso o aluno esteja sem o referido avental, permanecerá na biblioteca com atividade similar. O controle sobre os uniformes e aventais será registrado no Portal Educacional pelos professores.

9. SALA DOS PROFESSORES
Não é permitida a entrada de alunos. A chave da sala de aula não poderá ser entregue aos alunos durante o intervalo de recreio.

10. CORREDORES
É proibido transitar pelos corredores da escola durante o intervalo e no período de aulas sem autorização dos professores, inspetores ou funcionários da escola.
Não será permitida qualquer espécie de agitação nos corredores da escola.
Não é permitido ao aluno permanecer fora da sala de aula durante a troca de professores.

11. PRÉDIO, MATERIAIS E ARMÁRIOS ESCOLARES
Em caso de estragos, o aluno responsável ficará encarregado pela substituição ou conserto do material ou instalação escolar. Caso não se encontre o responsável pelo dano, o prejuízo será dividido por toda a classe.
Será disponibilizado a cada aluno 1 armário (não obrigatório) com uma taxa anual de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) revertida para a instituições Carentes. Cada aluno receberá uma chave e ficará responsável pela mesma. Em caso de perda da chave, o valor cobrado ao usuário do armário será o mesmo da taxa anual, pois acarreta na necessidade da mudança do miolo da fechadura.
Na entrada da primeira aula o aluno deverá retirar todo o material necessário para as aulas do dia.
Ao final do período de aula, o aluno guardará todo o seu material excetuando-se as disciplinas que solicitaram lições para casa que utilizem o material que seria guardado.
Não será permitida ao aluno a retirada de qualquer material do armário fora dos horários acima especificados.
O armário individual dos alunos deverá ser preservado, sendo responsabilidade do usuário mantê-lo limpo e sem adesivos e utilizá-lo somente para guardar material escolar. No caso de estragos, fica o usuário do armário responsabilizado pela sua substituição ou conserto, conforme assinatura do contrato pelos alunos.
As chaves originais deverão ser devolvidas na data estabelecida, impreterivelmente.

12. SANITÁRIOS
Serão utilizados durante as aulas, somente com autorização dos professores.
Ficará o aluno responsável por substituir ou consertar quaisquer danos causados pelo mau uso em saboneteiras, porta toalhas de papel ou outro objeto qualquer.

13. ATENDIMENTO AOS PAIS
Os pais que necessitem conversar com os professores deverão marcar horário. Os professores não darão atendimento sem hora previamente marcada, no início e no final do período.

14. LABORATÓRIOS, BIBLIOTECA E SALAS DE VÍDEO
Será responsabilidade do aluno ou de toda a sala o conserto do material em caso de dano geral ou parcial, de qualquer equipamento ou móvel.
A utilização do laboratório de informática na escola somente será permitida aos alunos que estiverem com o horário agendado, respeitando horários disponíveis, devendo ser marcado com antecedência.
A utilização da biblioteca será permitida somente com agendamento prévio (procurar o responsável da biblioteca). Objetos, livros e similares danificados deverão ser substituídos pelo/a aluno/a.
A renovação após sete dias é obrigatória, em caso de livros emprestados.
A não devolução dos livros no prazo estabelecido gerará a impossibilidade do uso da biblioteca. Os pais serão informados pelo Portal Educacional sobre ocorrências na biblioteca.
Os agendamentos serão realizados fora do horário de aula com os inspetores e os responsáveis pelos setores.

15. RECUPERAÇÃO
Os alunos passarão pelo processo de recuperação caso não atinjam, respectivamente, durante os trimestres as seguintes pontuações: 7,0 (sete pontos inteiros) no primeiro trimestre; 14,0 (catorze pontos inteiros) no segundo trimestre e 21,0 (vinte e um pontos inteiros) no terceiro trimestre.

16. RETENÇÃO
Os alunos que não atingirem 21,0 pontos (vinte e um) em mais de 4 componentes curriculares ficarão retidos.
Orientadoras: Ir. Maria Luíza Ramos, Márcia Azevedo e corpo docente do Instituto Divina Pastora.