(11) 5011-2274 | Fale Conosco

Carisma e Missão

Carisma e Missão das

Irmãs de Jesus Bom Pastor

 


A Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor (Pastorinhas) foi fundada, em 07 de outubro de 1938, em Genzano - Itália, pelo Pe. Tiago Alberione, tendo, como centro de sua espiritualidade, Jesus Bom Pastor Caminho, Verdade e Vida e, como inspiradores da Missão Pastoral, Maria, Mãe do Bom Pastor e os Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

É a quarta Congregação religiosa fundada por Pe. Alberione, dentro da Família Paulina que é formada pelos Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas, Irmãs Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor-Pastorinhas e Irmãs Apostolinas, além de mais quatro Instituto Seculares e da União dos Cooperadores Paulinos.

Toda a Família Paulina, após as respectivas fundações, teve grande expansão missionaria. Foi assim que, em 1946, as Irmãs Pastorinhas chegaram ao Brasil, onde já estavam presentes os Padres Paulinos e as Irmãs Paulinas.

O tempo passou e, hoje, as Irmãs Pastorinhas tem, no Brasil, duas sedes provinciais, uma em São Paulo - SP e outra em Caxias do Sul - RS. São várias comunidades espalhadas pelo Brasil todo.

O CARISMA DAS IRMÃS DE JESUS BOM PASTOR NA IGREJA.

O nome: A vocação pastoral da Congregação se expressa no nome com o qual é reconhecida pela Igreja: “Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas”. Isto significa que a característica fundamental de seu carisma é a participação na missão pastoral de Cristo, no edificar as comunidades cristãs, em comunhão com os Pastores da Igreja.


Como Jesus Bom Pastor: As Irmãs se inserem nas Igrejas locais, sobretudo naquelas mais necessitadas de evangelização, segundo o Espirito
 de
 Jesus Bom Pastor que conhece e dá a vida pelo seu rebanho, com atenção especial aos mais fracos e indo ao encontro das pessoas que se desviam do caminho indicado pelo Pastor divino.

As Irmãs exercem a sua missão como sinal da bondade paciente e solícita de Cristo que veio ao mundo para dar sua vida pela salvação de todos.

É por causa desta missão que levam o nome de “Irmãs de Jesus Bom Pastor”, seguindo-o como Caminho, Verdade e Vida, plenitude de revelação e de Salvação, reconciliação de todo o universo como foi pregado e vivido pelo Apóstolo Paulo.


Como Maria Divina Pastora: Maria acolheu com o seu sim a mensagem do Anjo que lhe anuncia que será mãe de Deus. Também as Irmãs Pastorinhas acolhem, com o seu sim, a missão de Cooperar no Ministério Pastoral de Cristo, juntamente com todo povo de Deus, como mães e irmãs de todos.

Como os Santos Apóstolos Pedro e Paulo:

Eles são os inspiradores da Missão pastoral das Irmãs Pastorinhas: De São Pedro, o Pastor da Igreja universal, aprendem a servir o rebanho de Deus com gratuidade e alegria, na fidelidade a Cristo e a Igreja.  De São Paulo, o apóstolo dos gentios, aprendem a necessária coragem de buscar formas mais adequadas de pastoral.

 

 




A Missão Pastoral das Irmãs de Jesus Bom Pastor

A Missão da Congregação na Igreja, se caracteriza:

●Pelo Serviço à Palavra na Evangelização e na Catequese,

●Pela animação litúrgica,

●Pela Formação dos agentes de pastoral,

●Pela Formação Educacional e, por outras formas de serviço, conforme o nosso carisma, segundo as exigências dos tempos e lugares.

A missão das Irmãs Pastorinhas se concretiza em comunhão com os Pastores da Igreja, nas responsabilidades, intentos e iniciativas que visam suscitar, na comunidade Cristã, novas colaborações a serviço da comunhão eclesial.

As Pastorinhas anunciam o Cristo total à pessoa humana na sua totalidade, segundo o Espírito apostólico do Fundador.

O cuidado especial delas se dirige as multidões cansadas e desorientadas, que estão longe de Deus, às ovelhas dispersas, sedentas da verdade, do bem e da paz.

Para melhor realizar a sua missão, as Irmãs têm a graça de viver a consagração pastoral em comunidades, como sinal visível de que todas as pessoas são chamadas à fraternidade e a reconciliação em Cristo.

As características das comunidades apostólicas são as seguintes:

● Estilo de vida orante que, na escuta da palavra, sabe discernir os apelos de Deus na realidade da vida, nos sinais dos tempos

● Estilo de vida simples, pobre, aberta ao povo, que acolhe preferencialmente os pobres.

O centro da vida comunitária das Irmãs Pastorinhas é a Celebração da Eucaristia, na qual Jesus Cristo Pastor lhe prepara a Mesa da Palavra e a Mesa do Pão Eucarístico, memorial de sua morte e ressurreição, fonte e cerne de toda a Evangelização.

E, por meio da frequência ao sacramento da Reconciliação e da oração diária sugerida pela Igreja e pela tradição espiritual da congregação, as Irmãs Pastorinhas, se fortalecem, se capacitam pessoal e comunitariamente para estarem sempre em comunhão com Jesus Bom Pastor e entregarem a sua vida na Missão Pastoral.

Maria Divina Pastora é modelo de vida para os jovens que anseiam seguir os anseios cristãos e serem sinais de Fé, Esperança e Caridade na realidade do mundo atual.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home