Histórico

Entrada da recepção do Instituto Divina Pastora

A HISTÓRIA DO INSTITUTO DIVINA PASTORA E DAS IRMÃS PASTORINHAS.

No dia 10 de outubro de 1946, chegaram ao Brasil, as Irmãs Rosária Nazari e Maria Nives Negri, onde surgiu o Instituto Divina Pastora.

Sem possuir sede própria, hospedou-se na casa das Irmãs Filhas de São Paulo, na Vila Mariana. Em 17 de 0utubro de 1947, tiveram como primeira diretora Luiza Tizuko Yamada e iniciou-se o Jardim da infância. No dia 14 de novembro de 1947 autoriza o Registro da Escola Lar do Menino Jesus. Em 26 de novembro do mesmo ano, alugaram uma casa na Rua Lins de Vasconcelos, Vila Mariana. Foi autorizado o curso Pré-primário com o nome “Lar do Menino Jesus”. Em 1950, mudaram para a Avenida Bosque da Saúde. No final de 1951, mudaram novamente para a Rua Sete, na Cidade Vargas com o curso Primário.

No mesmo ano, efetuou-se a compra de um terreno na Rua dos Jatobás 70, onde foi construído o Instituto Divina Pastora. No dia 18 de novembro de 1953, as irmãs fizeram a mudança da Rua Sete para a Rua dos Jatobás, no Jabaquara. Com o curso Primário iniciaram-se as demais séries. Em 1956, o Primário estava completo. Em 1973, teve início a 5ª série do antigo 1º grau , em 1974, a 6ª série e em 1976, a 8ª série.

O Instituto Divina Pastora teve autorização de funcionamento do Curso Primário Fundamental  em 27 de junho do ano de 1962.

A associação de Pais e Mestres foi criada em 26 de junho de 1964; a primeira Associação constituída no Estado de São Paulo. Com isso fica aberta para outras escolas particulares.

O prédio teve ocupação definitiva em 15 de março de 1995.

Em 23 de junho de 1958, houve a ampliação e autorização da mudança do nome “Lar do Menino Jesus” para “Instituto Divina Pastora”. No mesmo ano, em 19 de dezembro, foi aprovado o Curso Infantil.

Em 13 de dezembro de 1997, foi aprovado o curso para o Ensino Médio e em 2001 concluiu-se a 1ª turma para ingressar nas universidades.

No decorrer dos anos, a escola tem passado por grandes mudanças para um ensino diferenciado e de qualidade.

O curso Infantil tem um ambiente adequado e exclusivo para a faixa etária.

O Integral e Intermediário está adaptado para crianças cujos pais trabalham, onde temos profissionais que os orientam na rotina escolar e atividades diversas  durante a semana.

A partir de 2003, a nossa escola disponibiliza o Portal Educacional. Uma ferramenta pedagógica necessária para o acompanhamento e rendimento escolar dos alunos.

Família e escola caminham juntas no Instituto Divina Pastora. Priorizamos não só a formação acadêmica, mas uma educação integrada que promova a vida, sustentabilidade do planeta, a ética, o respeito, a igualdade e cidadania na construção de um mundo fraterno e solidário.