Histórico do Colégio Divina Pastora

Em 07 de Setembro de 1938, iniciou-se de forma humilde e silenciosa a Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor-Pastorinhas

Numa modesta casa, na rua Insonso em Genzano, Roma na Itália, foi o local onde as doze primeiras pastorinhas deram início às atividades religiosas de acolhimento, amparo e socialização dos mais necessitados.

Naquela época, a realidade era dura para todos e não havia tempo e tão pouco espaço para autocompaixão. Seu fundador, o padre TIAGO ALBERIONE , apresentava uma postura muito proativa, e com ele, era impossível não olhar para frente, e em 1946, com este espírito de ampliar suas ações, partem para o Brasil.

bigstock Group of diverse students wear 429002681 div

Chegada das Irmãs

No dia 10 de outubro de 1946 chegaram ao Brasil, especificamente em São Paulo, duas religiosas da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas: Irmã Rosária Nazzari e Irmã Maria Níves Negri.
As recém-chegadas missionárias, não possuindo moradia própria, hospedaram-se na casa das Irmãs Filhas de São Paulo – Paulinas, no bairro Vila Mariana. Após um tempo, alugaram uma casa no mesmo bairro à Rua Lins de Vasconcelos.

No dia 19 de março de 1947, chegaram da Itália mais três Irmãs Pastorinhas: Enrica Orler, Francisca Trettel e Federica Carli, formando assim a primeira comunidade das Irmãs Pastorinhas no Brasil, sob a coordenação de Ir. Rosária Nazzari. A Ir. Níves Negri retornou para a Itália no dia 14 de abril de 1947.

Foi nessa casa da rua Lins de Vasconcelos, no bairro do Cambuci, que lançaram as sementes do Instituto Divina Pastora (IDP), hoje atual Colégio Divina Pastora, com a formação da primeira turma de Jardim de Infância.

 

Primeiros Anos

Em 17 de outubro de 1947, a pedido da diretora, foi expedida a autorização para funcionamento do Curso Pré-Primário, que começou a funcionar com o nome “Lar do Menino Jesus”, futuro IDP.

Em busca por um ambiente mais propício e com menos custos, transferiram-se para a Avenida Bosque da Saúde, no bairro de Mirandópolis em abril de 1950 e, no final de 1951, para a Rua Sete, na Cidade Vargas. Nesse mesmo ano, efetuou-se a compra do terreno à Rua dos Jatobás, 70, onde seria construído o prédio do Colégio Divina Pastora.

No dia 25 de janeiro de 1953, as Irmãs fizeram a mudança da Rua Sete para a Rua dos Jatobás, Jardim Oriental/Jabaquara, dando continuidade ao Curso Pré-Primário e o ampliando a cada ano com a abertura das demais séries do antigo curso primário.

Mudança Divina Pastora

A escola foi crescendo gradativamente até que, em 1956, o antigo curso primário estava completo. Em 23 de junho de 1958 foi autorizada a mudança de denominação de "Lar do Menino Jesus" para “Instituto Divina Pastora – IDP” e, em Março de 2022, para Colégio Divina Pastora.

Em 1973 deu-se início a mais uma série do antigo 1º Grau, a 5ª série. Nos anos seguintes, o IDP continuou crescendo até completar o ciclo em 1976 com a formação da antiga 8ª série.

Deu-se início ao Ensino Médio no ano de 1999 e, para satisfação de todos, a primeira turma concluiu o curso no ano de 2001, ingressando diretamente em diversas universidades – tanto privadas, quanto públicas.

Sempre Atualizados

Desde sua fundação, a Escola passou por diversas reformas e ampliações, aperfeiçoando-se para melhor atender aos alunos.

Hoje, o Colégio conta com um espaço exclusivo equipado para a Educação Infantil com Sala de Recursos audiovisuais, Sala de Leitura e Brinquedoteca, Ateliê e a “Sala do faz de conta”.

Acompanhando as novas tendências, procura-se contínuo aprimoramento do currículo e do método de ensino, buscando recursos mais atualizados. Como exemplo citam-se a construção e ampliação dos Laboratórios de Informática, Ciências, Física, Química, Biologia, que contam com alto padrão técnico e de equipamentos.

bigstock Home Schooling Learning At Ho 446530163 div

Uma Escola não se faz apenas com recursos materiais

O Colégio Divina Pastora, compõe-se de turmas de Educação Infantil (Nível I; II e III); Ensino Fundamental I (1ª ano ao 5ª ano); Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ano ao 3º ano). Conta com um corpo docente composto por professores polivalentes com formação em nível de mestrado, assistidos por equipes de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Orientação do Ensino Religioso.

Até o ano de 2018, a Direção Pedagógica foi sempre realizada por uma das Irmãs Pastorinhas (as últimas foram a Irmã Neide Aparecida da Silva, seguida da Irmã Edília Moretti). No ano de 2019, pela primeira vez, a direção pedagógica passa a ser executada por uma leiga, a senhora Márcia Azevedo, coordenadora pedagógica nesta instituição (2015) antes de assumir o referido cargo, tendo como vice-Diretora a Irmã Seli Rico que em 2022 parte para sua missão em outra localidade, juntamente com a irmã Luzineide Cardoso de Melo e a irmã Almezia Maria da Soledade Dias, que até então, assumiam a responsabilidade administrativa.

Atualidade

Em Fevereiro de 2022 ocorreram mudanças na gestão do colégo: permaneceu a irmã Maria Jeane Aguiar e também para completar o quadro, retorna a irmã Maria Luisa que estava em missão e a ex-provincial Maria de Fátima que passaram a integrar o grupo de gestoras.

O Colégio Divina Pastora, que este ano completa 75 anos de existência, orgulha-se muito em formar pessoas com valores plural, ético e de muita empatia.

Essa é a nossa marca: “Aprender e crescer juntos”; “Educar com amor: ontem, hoje e sempre”.

Irmãs de Jesus Bom Pastor – Pastorinhas
Colégio Divina Pastora